Grupo Dimed
Matriz e Centro de Distribuição

Eldorado do Sul / RS

O Grupo Dimed é controlador de três empresas com distintas áreas de atuação: a DIMED, pioneira e uma das maiores distribuidoras de medicamentos do país, a PANVEL, maior rede de farmácias do Sul do país e o LIFAR, laboratório fabricante de cosméticos, medicamentos e alimentos, fornecedor de grandes marcas no Brasil e no exterior.

Há 40 anos sediada em região central de Porto Alegre, os problemas de logística, expansão, espaço físico e qualidade dos ambientes de trabalho eram crescentes. A nós foi lançado o desafio de projetar uma sede nova que abrigasse a matriz da empresa e seu maior Centro de Distribuição. A nova casa do Grupo deveria traduzir os valores da empresa, estando preparada para o futuro de crescimento e sucesso.

Em um terreno de 50.000m² às margens da BR-290, a proposta foi a divisão em duas grandes áreas. A parte frontal administrativa e apoio e a parcela posterior operacional e logística, ligada ao Centro de Distribuição.

A distribuição dos edificios na parte frontal é pensada de forma a não bloquear os ventos predominantes em direção ao prédio do CD. Estratégia fundamental para a ventilação natural deste grande pavilhão.

O projeto todo parte do princípio de que a boa arquitetura é fator para um melhor desempenho da empresa. Espaços agradáveis, ergonômicos, corretamente iluminados e ventilados são indutores da motivação dos colaboradores.

Os jardins são pontos de encontro e relax para os colaboradores do Grupo. Árvores frutíferas e paisagismo agradável ao visual contribuem para a qualidade dos momentos de intervalos e descanso, tendência atual, onde o bem-estar dos colaboradores é traduzido em maior motivação, menor absenteísmo e aumento de produtividade.

" Característica marcante, além do resultado do trabalho  arquitetônico, que foi muito feliz:  tiveram ao longo de todo o processo um comprometimento muito forte com os objetivos da empresa. "
(Roberto Weber – diretor Grupo Dimed)
 

Em três pavimentos, os escritórios “open-office” do prédio administrativo se distribuem em torno de um grande átrio central de pé-direito triplo. A interação entre as equipes é fundamental para a produtividade. A integração espacial é indutora da interação e da troca entre os colaboradores de diferentes áreas da empresa.

A iluminação natural é ponto alto deste projeto. Conforme a incidência de luz natural as lâmpadas automaticamente aumentam ou reduzem sua potência.

 

Cortinas de proteção solar externas às fachadas, conforme a incidência solar, protegem os ambientes de trabalho da insolação direta.

O sistema de ar-condicionado do prédio administrativo é inovador e de altíssima eficiência energética. Insuflamento por difusores de piso com velocidades baixíssimas, de baixo ruído, propicia temperaturas uniformes. Além do controle de temperatura e umidade, o sistema de climatização trata da qualidade do ar, mantendo sempre a taxa de CO2 dentro dos padrões saudáveis, contribuindo para a qualidade do ambiente de trabalho.

" Parece que as pessoas se conheceram de novo. "
(Márcia Hernandez – colaboradora Grupo Dimed)

A complexidade da logística que envolve as operações do CD foi solucionada através de um projeto onde o volume principal envolve as atividades específicas de recebimento, estocagem, separação e expedição, e os volumes anexos contemplam áreas de circulação, sanitários e copas. Esta estratégia de piso livre possibilita maior flexibilidade no arranjo de layouts operacionais.

O pavilhão é estruturado em peças de concreto pré-moldado e possui cobertura com estrutura metálica. Os 90 domus de lentes prismáticas instalados na cobertura promovem abundante entrada de luz natural difusa e de grande eficiência.

As qualidades arquitetônicas da edificação e suas instalações, agregadas à alta tecnologia embarcada nos sistemas de operação logística, fazem este projeto figurar entre os mais modernos centros de distribuição de medicamentos e cosméticos da América Latina.

​O projeto da matriz do Grupo Dimed, desenvolvido em parceria
com o Arq. Pedro Simch, recebeu o primeiro lugar no
X Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, categoria Masterplan.

Ficha técnica

Cliente: Grupo Dimed
Localização: Eldorado do Sul / RS
Área: 23.000m2
Data: 2012-2014

 

Escopo: Masterplan, Projeto Arquitetônico, Coordenação

Técnica de Projetos, Arquitetura de Interiores e Assistência à Obra

 

Prêmios: X Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa - 2013

Equipe Arquitetura: 

Arq. Pedro Simch, Arq. Enrique Sousa, Arq. Fernando Guerra 

Colaboradores: Arq. Rubiane Neumann, Arq. Nathaly Barbieri, Gabriela Silva, Milena Breda 

Projeto Estrutural: Carpeggiani Engenharia
Projeto Elétrico e Hidrossanitário: Elehidro
PPCI: Elehidro
Projeto de Climatização: Petracco Engenharia
Projeto de Fundação: Milititsky
Engenharia Projeto Terraplanagem: Azambuja
Engenharia Projeto de Automação: Homesystems
Projeto de Impermeabilização: Compat
Projeto Luminotécnico: Cristina Maluf
Projeto Paisagístico: Creare Paisagismo
Projeto de Segurança: Squadra Consultoria
Projeto de Sinalização: Studio MDA
Projeto de Audio e Vídeo: Borg
Gerenciamento: Obra Gerenciada
Execução Obra Civil: Construtora Viero
Execução Instalações: Eletrotec
Execução Climatização: Planiduto
Crédito Fotos: Marcelo Donadussi, Nilton da Silva e Vini Dallarosa